CURSO CRIMINOLOGIA FEMINISTA

APRESENTAÇÃO

O feminismo, partindo da crítica social que é alimentada e alimenta sua prática política, teve o condão de demarcar o espaço de surgimento da(s) mulher(es) em sua diversidade, como um novo sujeito histórico. Nesta linha, nos marcos de uma epistemologia feminista, a formulação de um discurso criminológico feminista não se resume a reinterpretar ou mesmo a somar-se às categorias criadas pelas construções teóricas que lhe antecederam. De fato, a mera inserção das relações de gênero em teorias estruturalmente assentadas em paradigmas distantes da experiência feminina nos mais diferentes processos de criminalização e vitimização significaria mais uma vez sua invisibilidade. Daí porque ser objetivo do curso a apresentação de um amplo panorama no qual se encontram os estudos criminológicos feministas que fundam um outro paradigma com o qual é possível a subversão da forma de produzir conhecimento, até então dada sob parâmetros epistemológicos distanciados das experiências das mulheres, e da compreensão do sistema sexo-gênero.

OBJETIVOS

  • Proporcionar uma visão ampla e crítica sobre o pensamento criminológico feminista desde uma perspectiva interseccional de raça, classe e gênero; 

 

  • Problematizar as temáticas em estudo incentivando a análise crítica e discussão sobre a conformação da criminologia feminista dentro e fora do Brasil.

METODOLOGIA

A metodologia adotada tem como objetivo estimular a participação e o diálogo, relacionando a teoria à prática, dando ênfase à reflexão crítica a partir de leituras e análises de texto sempre precedidas de uma exposição ampla sobre o assunto de cada aula pela docente responsável, intercalando momentos de exposição e participação das alunas e dos alunos.  

As atividades consistirão (i.) na contextualização dos temas propostos a partir de reflexões teóricas através de literatura pré-selecionada para além da bibliografia base e complementar para que (ii.), a seguir, seja possível às cursistas e aos cursistas elaborar suas próprias perspectivas sobre tais assuntos desde casos concretos previamente também previamente selecionados.  

À professora, em seu papel de facilitadora da reflexão e discussão, caberá sempre confrontar as diversas posições apresentadas e, em caso de uniformidade, questionar sobre outras possíveis formas de atuação judicial e/ou extrajudicial sobre cada tema. 

DESENVOLVIMENTO DO CURSO

O curso será desenvolvido na modalidade presencial, com duração de 8 horas, conforme abaixo distribuídas.  

ENCONTRO 1.  Gênero e Feminismo(s).

Carga horária: 4h. 

  

ENCONTRO 2.  Criminologia Feminista e interseccionalidade.

Carga horária: 4h.

  

ENCONTRO 3.   Criminologia Feminista: um panorama latino-americano

Carga horária: 4h. 

 

ENCONTRO 4.  A Criminologia Feminista no Brasil

Carga horária: 4h.

PÚBLICO-ALVO

O curso destina-se a profissionais do direito, bem como a estudantes em escolas preparatórias para a magistratura, ministério público ou defensoria pública ou a profissionais em atualização nestas carreiras.  

MODALIDADE

Presencial 

RECURSOS NECESSÁRIOS

Computador, data show, telão, equipamento de áudio e vídeo, acesso internet, quadro branco. 

CONTATO

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

BRASÍLIA

SRTVS, quadra 701, Centro  Empresarial Brasília, Bloco A, sala 822.


70.340-907, Brasília/Distrito Federal.
atendimento@soraiamendes.com.br
+ 55 61 99855-067

© 2020 Todos os direitos reservados

Contato