Equipe

 Soraia Mendes é pós-doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília – UnB; mestra em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; e pós-graduada em Direitos Humanos pelo Instituto de Filosofia Berthier – IFIBE. 


Autora de diversas obras, dentre as quais “Criminologia Feminista: novos paradigmas”, “Processo Penal Feminista” e “Pacote Anticrime: comentários críticos à Lei 13.964/2019”. Professora Associada do PPG Mestrado e Doutorado em Direito do Centro Unificado de Brasília - UniCeub. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/DF e membro da Comissão de Educação também da OAB/DF. Consultora da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Ex-coordenadora nacional do Comitê para América Latina e o Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres - CLADEM, nas gestões (2016-2018 e 2018-2020).

IMG-20190725-WA0000.jpg
WhatsApp Image 2020-03-13 at 16.54.54.jp

 Marcus Firmino Santiago é pós-doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB; doutor em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho - UGF; mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá - UNESA; e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.


Professor universitário, atua em nível de mestrado, especialização e graduação em diversas instituições de ensino de alto nível, tanto na docência quanto em cargos de coordenação. Possui diversos artigos científicos publicados em períodos nacionais e internacionais, como a Revista Jurídica Luso-Brasileira, editada pela Universidade de Lisboa; a Revista História Constitucional, da Universidade de Oviedo; ou a Revista Portuguesa de Filosofia.


É advogado há 19 anos com atuação no contencioso cível e administrativo junto a Tribunais Superiores e Justiça Federal, sendo especializado em Direito e Jurisdição Constitucional e em Direito Educacional.

IMG-20190728-WA0003.jpg

Maria Eduarda Gomes Penaforte bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em História pela Universidade de Brasília e graduanda em licenciatura em História pela mesma instituição. Pós-graduanda em Direito Processual Civil.Secretária-Geral da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal - OAB/DF.

Ana Maria Martínez, bacharel em Direito pelo Centro Unificado de Brasília – UniCeub. Aluna Especial do Mestrado no Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), da Universidade de Brasília (UnB).

Membro da Comissão de Ciências Criminais, da Comissão de Acompanhamento da Reforma Penal e da Comissão de  Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal -OAB/DF. Membro do Grupo de Estudos Pátria Grande.

IMG-20190728-WA0002_edited.jpg
WhatsApp%20Image%202020-01-11%20at%2018.

Kelly Viviane Silva de Paula, bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Advogada associada coordenadora do Núcleo Soraia Mendes & Advogadas Associadas no Rio Grande do Sul.

Juliana Feitoza, bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia .Especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público. Co-autora do livro "Estudos Dirigidos - Analistas TRF", na matéria Processo Penal. Foi técnica judiciária do TRT-5ª Região- Bahia ( 2004-2007); analista processual do Ministério Público da União (2007-2010) e Defensora Pública Federal (2010-2016), com atuação nas áreas de Direito Civil, Direito Penal Comum, Direito Penal Militar, Direito Previdenciário e Direitos Humanos. Atualmente é consultora legislativa da Câmara dos Deputados, desde 2016. Integra o seguinte grupo de pesquisa do CEFOR - Câmara dos Deputados: "Gênero e Representação Política", na linha de pesquisa "Legislação, Políticas Públicas e Gênero".

WhatsApp Image 2021-02-08 at 09.33.57.jp